25/10/2021

Grupo Coopernorte vai começar a produzir energia solar em Viamão

Grupo Coopernorte vai começar a produzir energia solar em Viamão

Os painéis solares já chegaram no terreno onde será construído o Parque de Usinas Fotovoltaica ao lado da cooperativa, em Águas Claras. O Grupo Coopernorte já recebeu as 3,6 mil placas da primeira fase de construção do Parque de Usinas Fotovoltaica. A previsão, de acordo com o presidente Jairton Vieira, é de que até o final do próximo mês, os painéis solares já estejam operando e até dezembro produzindo energia. O projeto tem a parceria do BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE e da Cresol - Cooperativa de Crédito, ambos como agentes financeiros. Nesta primeira etapa, o complexo terá capacidade de gerar aproximadamente 1.3 MWp de energia e o investimento é de R$ 6,4 milhões.

"Esse é o passo mais importante do nosso projeto. O parque começa a ser construído e será um dos maiores de energia alternativa do Rio Grande do Sul. A usina vai gerar energia para abastecer empreendimentos na região", disse o presidente do Grupo Coopernorte, Jairton Vieira, que acompanhou a chegada das placas.

Ao todo, o Parque de Usinas Fotovoltaica da cooperativa viamonense será construído em 10 módulos, com mais de 33,7 mil painéis solares, e a capacidade de geração de energia para abastecer o equivalente a 5.000 residências. O orçamento total é de R$ 50 milhões.

"O complexo começou a ser constituído ainda este ano. Depois das tratativas com os agentes financeiros, o terreno foi projetado, em abril, para essa nova fase. São inúmeros os benefícios para Viamão, entre eles, fomentar a economia e garantir a geração de energias alternativas, energias limpas, sem agredir o Meio Ambiente, considerado um grande passo para o futuro do Grupo Coopernorte", destacou o vice-presidente Paulo Rocha.