História Coopernorte

Fundada em 09 de março de 1975, a Coopernorte surgiu da necessidade de acesso dos moradores da área rural à energia elétrica. Através de iniciativa do Sindicato Rural de Viamão, da Prefeitura Municipal e de 35 associados-fundadores, a criação da Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento do Litoral Norte ocorreu na realização da primeira assembleia, na sede do Clube Juvenil de Viamão, contando com a presença do presidente e do vice-presidente da Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Rio Grande do Sul, os senhores Beno Dreyer e Luiz Pachaly; do prefeito de Viamão, Marciolino Pacheco de Pacheco,do prefeito de Alvorada, Luis Chaves Martins e do prefeito de Mostardas, Elizardo Duarte Netto, entre outros representantes de entidades e da região.

O primeiro presidente da Coopernorte foi o senhor Ótavio Fernando Krey, que junto do vice-presidente José Terra Macha e do secretário Odemar da Rocha Grafulha, iniciaram o trabalho da Cooperativa e a atuação na região rural. Em acordo com os Conselhos de Administração e Fiscal, o serviço prestado pela Coopernorte passou a ser feito dentro da legislação vigente da época, seguindo os ideais do cooperativismo e do desenvolvimento regional.

Confira a listagem dos integrantes do primeiro Conselho de Administração e do primeiro Conselho Fiscal da Coopernorte:

  • 1º Conselho de Administração - fizeram parte: Otávio Fernando Krey, José Terra Machado, Odemar da Rocha Grafulha, Ornobe Lopes da Silva, Demeval José Klaffe, Gaspar de Morais Fernandes, Elmo Souza Dutra da Silveira, Bruno Ritten, Cláudio Luis Jaconi, João Saraiva Nunes, Emílio Aiub Allen.
     
  • 1º Conselho Fiscal - fizeram parte: Marciolino Pacheco de Pacheco, Luis Chaves Martins e Ruy Duarte Netto e para suplentes os cooperados Antônio Flores, Rogerio Fard Ferrarri.