26/10/2022
Grupo Coopernorte registra aumento no furto de transformadores e equipamentos de energia
Uma prática que está se tornando cada vez mais comum e que vem preocupando o Grupo Coopernorte, em Viamão, é o furto de transformadores, cabos da rede e ramais de energia, que são os fios que ligam os postes às casas dos cooperados.
A explicação para o aumento, de acordo com o presidente Jairton Vieira, está relacionada com a estrutura interna destes equipamentos. Cada transformador possui uma bonina de cobre imersa em um óleo, que é utilizada para fazer o chamado rebaixamento da tensão, ou seja, transformar a carga em 220 volts, utilizada nas propriedades dos associados da cooperativa. É justamente essa bobina o alvo dos ladrões.
O prejuízo causado com esse aumento de furtos na rede de distribuição do Grupo Coopernorte ainda não foi atualizado em reais, mas para se ter uma ideia, um transformador de menor potência tem um custo aproximado de R$ 3 mil. A prática do vandalismo/furto é muito parecida. Eles sobem com uma escada, soltam os parafusos e balançam o equipamento até cair.
Na última semana, os ladrões derrubaram um poste a machadadas e conseguiram furtar o cobre do transformador e o cobre dos cabos de aterramento. "Além da perda financeira para a cooperativa, há também um desconforto para os cooperados que estão ligados por esses equipamentos furtados. Outro ponto negativo diz respeito ao deslocamento de equipes para resolver os problemas em caráter de emergência, enquanto poderiam estar trabalhando em melhorias no sistema de distribuição”, disse o presidente Jairton Vieira.
Além dos prejuízos, o furto de cabos e outros equipamentos de energia também apresenta riscos de morte para quem o pratica e pode ocasionar diversos problemas à população em geral, como choques, incêndios e até mesmo acidentes graves.
O Grupo Coopernorte informa que somente profissionais autorizados pela cooperativa devem fazer intervenções na rede elétrica. As orientações se estendem para toda a população, não só para aqueles que praticam ações criminosas de furtos de cabos, com contato direto com os fios, mas também para quem se depara com algum fio partido, pendurado ou no chão, algo que é mais comum do que se imagina.
Recentemente uma pessoa acabou morrendo, após ter subido em um poste ligado a rede da cooperativa. A vítima chegou a ser encaminhada ao Hospital de Viamão, mas não sobreviveu ao acidente.
⚠️ VOCÊ PODE AJUDAR ⚠️
Quando algum fio, cabo ou transformador é furtado, a cooperativa realiza a reposição das peças faltantes o mais rápido possível. Todas as ocorrências de furtos já foram comunicadas as polícias - Civil e Militar, que se prontificaram a dar atenção total na região de atuação da cooperativa.
O cooperado pode ajudar a cooperativa com informações sempre que observar ações suspeitas nas redes elétricas por pessoas não autorizadas. Ligue para a Brigada Militar no 190 e avise o Grupo Coopernorte pelo telefone 3485.1319 ou WhatsApp 0800 940 7473.