08/08/2018

Grupo Coopernorte participa das atividades do Seminário de Desenvolvimento Territorial promovido pelo IFRS

Realizado na terça-feira, 07/08, o Seminário de Desenvolvimento Territorial: discutindo a contribuição do IFRS Campus Viamão, na sede da Instituição (Av. Sen. Salgado Filho, 7000), reuniu mais de 30 entidades, entre representantes e lideranças locais com a finalidade de debater demandas e ideias para contribuir com a realização do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFRS Campus Viamão. Entre os presentes, o Grupo Coopernorte foi representado pelo presidente Jairton Vieira.

Integrando a mesa do Fórum de Atores Locais, a partir da temática: analisando as perspectivas de desenvolvimento econômico, social e cultural de Viamão; Jairton falou sobre a atuação da Coopernorte em parte da região rural do município e da contribuição das Cooperativas para a cidade. Ainda, propôs uma parceria entre o Grupo e o Instituto na busca pela qualificação do homem do campo, visando atender as demandas dos associados da Cooperativa de Distribuição de Energia. Além disso, ressaltou a necessidade pela busca do desenvolvimento rural, colocando o Grupo Coopernorte como parceiro para ações nesta área, também apresentando o projeto da sede do Grupo em Águas Claras, com previsão de entrega para 2019.

Além da contribuição das entidades, como Acivi, Quinta da Estância, Conselho Municipal de Educação, Incra, Emater/RS - Ascar entre outros, o evento promoveu a participação de lideranças e representantes quilombolas e indígenas que constituem a realidade da cidade, ouvindo demandas e formando ações em conjunto no desenvolvimento turísticos para essas regiões.