22/10/2018

CIPA e Coopernorte promoveram o 1º Seminário Saúde e Segurança para os Trabalhadores do Setor Elétrico

 Técnico em Segurança do Trabalho palestrando para funcionários do Coopernorte. Foto: Comunicação Coopernorte   

Realizado na quarta-feira, 17/10, no auditório do Centro Profissionalizante Walter Graff, em Viamão, o primeiro Seminário Saúde e Segurança para os Trabalhadores do Setor Elétrico organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA e Grupo Coopernorte.

Estiveram presentes no evento o presidente do Grupo, Jairton Vieira, o vice-presidente, Paulo Rocha, o representante do Ministério do Trabalho e Técnico em Assuntos Educacionais, Paulo Ricardo Abreu, e funcionários do Grupo. O eventou contou com duas palestras, uma intitulada “Treinamento em desenvolvimento Profissional e Gerencial”, ministrada pelo profissional Francisco Alberto Schneider e outra capacitação de primeiros socorros, ministrada pelo Técnico de Segurança do Trabalho, Demétrio Benites.

O público ouviu sobre os cuidados e riscos das atividades de trabalho, voltada para a atenção plena no desenvolvimento de tarefas e a busca pela capacitação constante de acordo com técnicas e normas. Também, o curso de primeiro socorros, ministrado por Benites, reforçou pontos como significado de urgência e emergência; biossegurança; acionamento do serviço de saúde; avaliação de vítimas e outros.

A CIPA é a comissão responsável pelas avaliações e ações com o objetivo de prezar pela integridade e preservação da vida em ambiente de trabalho. Cabe à Comissão a prevenção de acidentes e a realização de ações neste sentido. Atualmente, a CIPA Coopernorte é formada por dois funcionários representantes indicados e dois funcionários representantes eleitos.